29 de jun. de 2012

Projeto Cores e Formas


Projeto: Brincando com cores e formas
Turmas: M1 e M2
Duração: Três meses

Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas. Devido ao grande interesse que as crianças têm do mundo que as cercam e visando através disto explorar as cores e formas encontradas nele, possibilitando que a criança os identifique e explore, justifica-se a escolha do projeto.

Objetivo Geral
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive, desenvolvendo gosto por histórias e socialização.

Objetivos Específicos
·         Identificar cores primárias (M1 eM2) e cores secundárias (M2).
·         Identificar as quatro formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).
·         Desenvolver as percepções visual, auditiva, e tátil.
·         Aprimorar a socialização da turma.
·         Desenvolver a motricidade fina e ampla.
·         Desenvolver a linguagem, bem como sua expressão corporal.
·         Conhecer os números (M1).
·         Reconhecer os números (M2).
·         Desenvolver noções de tempo e temperatura.
·         Desenvolver gosto por histórias.
·         Reconhecer-se como ser atuante no meio em que vive.
·         Reconhecer a importância e adquirir hábitos de higiene saudáveis.

Conteúdos:

Pensamento Lógico-Matemático:
·         Formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo).
·         Cores primárias e cores secundárias
·         Números de 0 a 9 (gradativamente)
·         Orientações espaciais:

Linguagem (oral e escrita):
·         Nome
·         Interpretação de imagens e rótulos
·         Música
·         Manuseio de livros, jornais, revistas, rótulos, propagandas.
·         Teatro
·         Identificação do seu nome, dos colegas e professoras
·         Produções textuais através da oralidade.
·         Audição e relato de histórias.
·         Reconhecer diferentes portadores de texto.
·         Identificar e reconhecer rótulos.
·         Álbuns de figuras.
·         Produção de textos coletivos.
Formação pessoal e social:
·         Regras
·         Grupos
·         Família
·         Escola

Higiene e alimentação:
·         Higiene corporal
·         Hábitos alimentares saudáveis
·         Uso de talheres

Artes visuais:
·         Manuseio de diferentes recursos como lápis, giz de cera, tinta,
·         Manuseio de massa e argila
·         Pintura com tinta utilizando recursos diversificados
·         Cores primárias e secundárias.

Natureza e sociedade:
·         Sons, odores, gostos e formas.
·         Espaço.
·         Preservação, conservação e valorização dos espaços coletivos e do meio ambiente.
·         Separação do lixo.
·         Cinco sentidos.
·         Refletir e reconhecer datas significativas (comemorativas).

Movimento:
       Jogos de imaginação
·         Atividades espontâneas
·         Danças
·         Mímicas
·         Jogos simbólicos
·         Rodas cantadas
·         Circuito de atividades
·         Ritmo
·         Equilíbrio
·         Ritmo
·         Coordenação
·         Lateralidade
·         Freio Inibitório
·         Movimentos (virar, rolar, arrastar-se, engatinhar, caminhar, correr, pular, subir, descer)

Culminância:
            Exposição dos trabalhos realizados pela turma, com fotos das atividades realizadas, circuito com atividades referentes aos conteúdos trabalhados e hora do conto apresentada pelas professoras.

Avaliação:
Será realizada através das diversas atividades desenvolvidas, dos diálogos, dramatizações, do desenvolvimento do trabalho e através das atitudes no cotidiano, ao longo do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário