4 de abr. de 2012

Projeto

Projeto sobre identidade
Tema: Quem sou eu?                           
Turma: Maternal I-II       

Justificativa
 Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.

Objetivo Geral
            Reconhecer-se como ser único, sua importância e seu lugar na sociedade, construindo sua autonomia e compreendendo valores necessários para uma boa convivência no meio em que está inserido.

Objetivos específicos
  • Reconhecer o próprio nome e a própria história.
  • Reconhecer a importância do nome.
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, por meio da exploração de habilidades perceptivas, físicas e motoras.
  • Desenvolver a habilidade de observação das próprias características do outro.
  • Identificar as partes do próprio corpo.
  • Desenvolver a motricidade fina através da pintura, recorte, amassadura.
  • Interagir e usar a imaginação ao ouvir uma história.
  • Desenvolver a coordenação motora através de atividades de recreação.
  • Socializar-se com seus colegas no momento dos trabalhos, convivência e na troca de conhecimento.
  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental.

Subtemas


  • Meu nome
  • Como eu sou
  • Reconhecendo meus colegas
  • Minhas preferências
  • Minha escola
  • Minha família
  • Autorretrato
  • Minha identidade
  • Meu corpo
  • O lugar onde eu vivo
  • Pessoas que fazem parte da minha vida



Metodologia


  • Música
  • Hora do conto
  • Cartazes
  • Murais com imagens
  • Pinturas, recortes, rasgaduras, amassaduras.
  • Atividades recreativas
  • Filmes
  • Temas para casa
  • Artes plásticas, visuais.
  • Dramatizações
  • Diálogos



Avaliação
            Será realizada através das diversas atividades desenvolvidas, dos diálogos, dramatizações, do desenvolvimento do trabalho e através das atitudes no cotidiano.

Fechamento
            Exploração de todo este contexto fazendo mostras dos trabalhos, relatório de atividades (objetivo, técnica, material utilizado e participantes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário