14 de mai. de 2012

Jerome Bruner


Jerome Bruner
·         Nasceu em 1915
·         Graduou-se na Universidade Duke e em Harvard
·         Doutor em Psicologia (1941)  como um psicólogo cognitivo
·         Tornou-se conhecido com o PAI DA PSICOLOGIA COGNITIVA
·         Um dos seus trabalhos foi a TEORIA DA INSTRUÇÃO e também o MÉTODO ESPIRAL
·         Desafiou o behaviorismo / comportamentalismo
Teoria
BRUNER, considerado o mais conhecido por ter dito que “é possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira intelectualmente honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento”.
Embora BRUNER defenda a aprendizagem por descobertas, ele afirma que esta não é a única forma de aprendizagem e também defende que os estudantes não devem descobrir por si mesmos as soluções para todos os problemas, já que isso seria impraticável.
A maioria das críticas à Teoria de Bruner não se referem a teoria em si, mas a sua impraticabilidade.
Aspectos da teoria de Bruner
       o desenvolvimento cognitivo depende da interiorização dos acontecimentos
       necessidade de interações sistemáticas e contingentes com o(s) educador(es) através de processos de mediação
       o ensino é amplamente facilitado pela linguagem: para além da função de comunicação, a linguagem tem um papel ordenador do meio ambiente, indispensável para a progressiva representação do mundo exterior
       Motivação: predisposição para a aprendizagem
       Estruturação dos conhecimentos: capacidades de aquisição
       Considerar: as aprendizagens anteriores;  o estádio de desenvolvimento; a natureza do material; as diferenças individuais
Teoria da instrução
O aprendiz vai organizando mentalmente em categorias todas as informações que vão sendo assimiladas em sua mente. O aluno vai organizando em categorias todas as informações e a medida que vai aprendendo reorganiza seus conceitos e se necessário cria novas categorias, sendo a aprendizagem um processo de construção e associação.
O MÉTODO DO CURRICULO ESPIRAL
Os mesmos conteúdos didáticos devem ser ensinados periodicamente sempre avançando mais e mais no aperfeiçoamento do conhecimento, visando aperfeiçoar as representações mentais que o aluno vai criando em sua mente.
Segundo Jerome Bruner, o desenvolvimento da criança é dividido em três etapas: Enactive, Icónico e Simbólico.
1º estágio: Enactive (0 a 3 anos)
       respostas motoras
       ação como forma de representação da realidade
       representar o mundo é tocar, manipular, deslocar,... objetos
       aprendizagem de respostas e hábitos
       orientação da própria ação
       No primeiro estádio, a criança representa os acontecimentos passados através de respostas motoras apropriadas e privilegia a ação como forma de representação do real, sendo por isso que a criança dessa faixa etária aprende, sobretudo, através da manipulação de objetos.
2º estágio: Icónico (3-9/10 anos)
       representação visual da realidade
       recurso a imagens sistematizadoras
       capacidade de reprodução de imagens,
    ainda sem transposição:
       propriedades exteriores são fixadas através das imagens
       memória visual concreta e específica
A segunda etapa, a representação icónica, baseia-se na organização visual, no uso de imagens sinóticas e na organização de percepções e imagens. A criança é capaz de reproduzir objetos, mas está fortemente dependente de uma memória visual, concreta e específica.
3º estágio: Simbólico (10 anos em diante)
       linguagem como forma de representação da realidade,
       sistema mais elaborado e especializado de atividade simbólica
       A terceira etapa, a representação simbólica, constitui a forma mais elaborada de representação da realidade porque a criança começa a ser capaz de representar a realidade através de uma linguagem simbólica, de caráter abstrato e sem uma dependência direta da realidade.
       Ao entrar nesta etapa, a pessoa começa a ser capaz de manejar os símbolos em ordem não só a fazer a sua leitura da realidade mas também a transformar a realidade.
Conceitos da teoria de Bruner
O conceito de prontidão pode ser enunciado da seguinte forma: as bases essenciais de qualquer disciplina científica podem ser ensinadas em qualquer idade de forma genuína. Ao contrário de Piaget, o psicólogo de Harvard não via qualquer obstáculo de ordem cognitiva e desenvolvimental ao ensino das Ciências com crianças pequenas.
O conceito de aprendizagem em espiral pode enunciar-se da seguinte forma: qualquer ciência pode ser ensinada, pelo menos nas suas formas mais simples, a alunos de todas as idades, uma vez que os mesmos tópicos serão, posteriormente, retomados e aprofundados mais tarde.
A curiosidade é uma característica facilmente observável em todas as crianças. Por ser tão comum, Bruner considera que a curiosidade é uma característica que define a espécie humana.
A passagem por cada uma destas três etapas pode ser acelerada através da imersão da criança num meio cultural e linguístico rico e estimulante.
Qualquer um aprende em qualquer lugar e qualquer tempo.

6 comentários:

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  2. Boa tarde, Professora, gostaria de saber sua opinião sobre a "crítica da impraticabilidade" da Teoria de Bruner.

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    1. Boa tarde colega "anônimo".
      Neste blog meu objetivo é divulgar e comparar as diversas teorias dos pensadores da educação, com finalidade de auxiliar em trabalhos de pesquisa.
      A partir da leitura cada indivíduo é autônomo para formar sua opinião sobre tal assunto.
      Concordo, em parte, isto é, em alguns aspectos com a teoria do referido autor.

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  3. Boa noite, gostaria de dizer que Bruner ainda é vivo.

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