Jerome Bruner
·
Nasceu em 1915
·
Graduou-se
na Universidade Duke e em Harvard
·
Doutor em Psicologia (1941) como um psicólogo cognitivo
·
Tornou-se conhecido com o PAI DA PSICOLOGIA
COGNITIVA
·
Um dos seus trabalhos foi a TEORIA DA INSTRUÇÃO
e também o MÉTODO ESPIRAL
·
Desafiou
o behaviorismo / comportamentalismo
Teoria
BRUNER,
considerado o mais conhecido por ter dito que “é possível ensinar qualquer
assunto, de uma maneira intelectualmente honesta, a qualquer criança em
qualquer estágio de desenvolvimento”.
Embora BRUNER
defenda a aprendizagem por descobertas, ele afirma que esta não é a única forma
de aprendizagem e também defende que os estudantes não devem descobrir por si
mesmos as soluções para todos os problemas, já que isso seria impraticável.
A maioria das
críticas à Teoria de Bruner não se referem a teoria em si, mas a sua
impraticabilidade.
Aspectos da teoria de Bruner
•
o desenvolvimento cognitivo depende da
interiorização dos acontecimentos
•
necessidade de interações sistemáticas e
contingentes com o(s) educador(es) através de processos de mediação
•
o ensino é amplamente facilitado pela linguagem:
para além da função de comunicação, a linguagem tem um papel ordenador do meio
ambiente, indispensável para a progressiva representação do mundo exterior
•
Motivação: predisposição para a aprendizagem
•
Estruturação dos conhecimentos: capacidades de
aquisição
•
Considerar: as aprendizagens anteriores; o estádio de desenvolvimento; a natureza do
material; as diferenças individuais
Teoria da instrução
O aprendiz vai
organizando mentalmente em categorias todas as informações que vão sendo
assimiladas em sua mente. O aluno vai organizando em categorias todas as
informações e a medida que vai aprendendo reorganiza seus conceitos e se
necessário cria novas categorias, sendo a aprendizagem um processo de
construção e associação.
O MÉTODO DO CURRICULO ESPIRAL
Os mesmos conteúdos didáticos devem ser ensinados periodicamente sempre avançando mais e mais no aperfeiçoamento do conhecimento, visando aperfeiçoar as representações mentais que o aluno vai criando em sua mente.
Os mesmos conteúdos didáticos devem ser ensinados periodicamente sempre avançando mais e mais no aperfeiçoamento do conhecimento, visando aperfeiçoar as representações mentais que o aluno vai criando em sua mente.
Segundo Jerome
Bruner, o desenvolvimento da criança é dividido em três etapas: Enactive,
Icónico e Simbólico.
1º estágio: Enactive (0 a 3 anos)
•
respostas motoras
•
ação como forma de representação da
realidade
•
representar o mundo é tocar, manipular,
deslocar,... objetos
•
aprendizagem de respostas e hábitos
•
orientação da própria ação
•
No primeiro estádio, a criança representa os
acontecimentos passados através de respostas motoras apropriadas e privilegia a
ação como forma de representação do real, sendo por isso que a criança dessa
faixa etária aprende, sobretudo, através da manipulação de objetos.
2º estágio: Icónico (3-9/10 anos)
•
representação visual da realidade
•
recurso a imagens sistematizadoras
•
capacidade de reprodução de imagens,
ainda sem transposição:
•
propriedades exteriores são fixadas através das
imagens
•
memória visual concreta e específica
A segunda
etapa, a representação icónica, baseia-se na organização visual, no uso de
imagens sinóticas e na organização de percepções e imagens. A criança é capaz
de reproduzir objetos, mas está fortemente dependente de uma memória visual,
concreta e específica.
3º estágio: Simbólico (10 anos em diante)
•
linguagem como forma de representação da
realidade,
•
sistema mais elaborado e especializado de
atividade simbólica
•
A terceira etapa, a representação simbólica,
constitui a forma mais elaborada de representação da realidade porque a criança
começa a ser capaz de representar a realidade através de uma linguagem
simbólica, de caráter abstrato e sem uma dependência direta da realidade.
•
Ao entrar nesta etapa, a pessoa começa a ser
capaz de manejar os símbolos em ordem não só a fazer a sua leitura da realidade
mas também a transformar a realidade.
Conceitos da teoria de Bruner
O conceito de
prontidão pode ser enunciado da seguinte forma: as bases essenciais de qualquer
disciplina científica podem ser ensinadas em qualquer idade de forma genuína.
Ao contrário de Piaget, o psicólogo de Harvard não via qualquer obstáculo de
ordem cognitiva e desenvolvimental ao ensino das Ciências com crianças
pequenas.
O conceito de
aprendizagem em espiral pode enunciar-se da seguinte forma: qualquer ciência
pode ser ensinada, pelo menos nas suas formas mais simples, a alunos de todas
as idades, uma vez que os mesmos tópicos serão, posteriormente, retomados e
aprofundados mais tarde.
A curiosidade
é uma característica facilmente observável em todas as crianças. Por ser tão
comum, Bruner considera que a curiosidade é uma característica que define a
espécie humana.
A passagem por
cada uma destas três etapas pode ser acelerada através da imersão da criança
num meio cultural e linguístico rico e estimulante.
Qualquer um aprende em qualquer lugar e qualquer tempo.
Qualquer um aprende em qualquer lugar e qualquer tempo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBoa informação
ResponderExcluirBoa tarde, Professora, gostaria de saber sua opinião sobre a "crítica da impraticabilidade" da Teoria de Bruner.
ResponderExcluirBoa tarde colega "anônimo".
ExcluirNeste blog meu objetivo é divulgar e comparar as diversas teorias dos pensadores da educação, com finalidade de auxiliar em trabalhos de pesquisa.
A partir da leitura cada indivíduo é autônomo para formar sua opinião sobre tal assunto.
Concordo, em parte, isto é, em alguns aspectos com a teoria do referido autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de dizer que Bruner ainda é vivo.
ResponderExcluir