O
francês Le Boulch defende a Psicocinética, a chamada teoria geral do movimento,
propõe meios práticos que, por meio dos movimentos, possibilita aos professores
uma base fundamental para a educação global da criança. Na sua obra “Educação
pelo Movimento” (1980) procura conscientizar os educadores sobre a importância
das questões psicomotoras, além de contribuir com o desenvolvimento psicomotor
da criança e, consequentemente, com a evolução de sua personalidade e de seu
sucesso escolar.
Nesse sentido o sucesso escolar não deve ter como objetivo apenas a preparação
para os exames e a preocupação com o aspecto intelectual, deve ser também o
fruto de um trabalho psicomotor de qualidade. Segundo palavras de Le Boulch
(1988, p. 47) “a Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem
sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão,
visando desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental”.
No que se refere à imagem do corpo, Le Boulch coloca que ela representa uma forma de equilíbrio entre as funções psicomotoras e a sua maturidade com a finalidade de favorecer o desenvolvimento. É organizada como sendo o centro da personalidade, a partir das relações recíprocas entre o organismo e o meio. Para Le Boulch (1982, p.27).
No que se refere à imagem do corpo, Le Boulch coloca que ela representa uma forma de equilíbrio entre as funções psicomotoras e a sua maturidade com a finalidade de favorecer o desenvolvimento. É organizada como sendo o centro da personalidade, a partir das relações recíprocas entre o organismo e o meio. Para Le Boulch (1982, p.27).
A
concepção de aprendizagem, na Psicocinética, permite propor uma metodologia que
baseia as aprendizagens motoras em um desenvolvimento metódico das aptidões
psicomotoras; seu coroamento se manifesta por uma disponibilidade corporal, a
tradução objetiva do corpo operatório.
O
corpo operatório segundo o autor, diz respeito a fase na qual a criança poderá
atuar tanto na sua própria motricidade como no meio em que vive, ou seja, sua
motricidade já estaria alinhada com suas representações mentais.
A educação pelo movimento oferece suporte a diferentes aspectos como os relacionados à atenção, a questões matemáticas, dentre outros. Em relação às dificuldades escolares globais originárias de aspectos afetivos, propõe que se utilizem atividades que possibilitem a criança expressar sua espontaneidade em trabalhos em grupo para que assim suas dificuldades de comunicação, expressão e de timidez possam de alguma forma ser corrigidas. Já nas questões de leitura e escrita, é posto que se necessita determinar se as dificuldades seriam de ordem eletiva, social ou também afetiva. Le Boulch acreditava que a família possui papel de extrema importância para a motivação da criança. Por outro lado, ela também poderá exercer um papel de forma negativo caso pressione essa criança. Le Boulch (1988, p.33) afirma que os pré-requisitos para a leitura e escrita são psicomotores:
A educação pelo movimento oferece suporte a diferentes aspectos como os relacionados à atenção, a questões matemáticas, dentre outros. Em relação às dificuldades escolares globais originárias de aspectos afetivos, propõe que se utilizem atividades que possibilitem a criança expressar sua espontaneidade em trabalhos em grupo para que assim suas dificuldades de comunicação, expressão e de timidez possam de alguma forma ser corrigidas. Já nas questões de leitura e escrita, é posto que se necessita determinar se as dificuldades seriam de ordem eletiva, social ou também afetiva. Le Boulch acreditava que a família possui papel de extrema importância para a motivação da criança. Por outro lado, ela também poderá exercer um papel de forma negativo caso pressione essa criança. Le Boulch (1988, p.33) afirma que os pré-requisitos para a leitura e escrita são psicomotores:
[...]
a escrita é, antes de mais nada, um aprendizado motor [...] antes que a criança
aprenda a ler, isto é, antes de sua entrada no curso preparatório, o trabalho
psicomotor terá como objetivo proporcionar-lhe uma motricidade espontânea,
coordenada e rítmica, que será o melhor aval para evitar os problemas de
disgrafia. [...] Este aprendizado motor exige o desempenho da função de
interiorização. [...] Percepção e representação mental do espaço na leitura e
na escrita. [...] A boa visualização e a fixação das formas e, principalmente,
a possibilidade de respeitar sua sucessão impõe o domínio, pelo menos
implícito, de uma orientação fixa, da qual depende a ordem temporal tanto da
decifração como da reprodução. O que acabamos de descrever como problema
representa uma das principais causas de fracasso no aprendizado da leitura. As
simples disgrafias, que podem ser vinculadas aos problemas de coordenação,
representam entraves mas raramente estão na origem de fracassos tão graves, já
que não discutem a visualização das seqüências gráficas. [...] Dominância
lateral e aprendizagem da leitura [...] A dificuldade de orientação e o
problema de leitura não passam de dois sintomas ligados à mesma causa: a
dislateralidade.
A questão da socialização também é abordada por Le Boulch (1988), como “função da boa evolução da imagem do corpo próprio” Ela aconteceria desde o principio do desenvolvimento psicomotor já que ele ocorre na relação com os outros. A socialização seria construída por meio de reflexões e de princípios afetivos e que estaria intimamente ligados a imagem que a criança tem de seu corpo. Por isso o mais importante para garantir um bom relacionamento social e de interação com os outros é preciso que de início a imagem do corpo esteja já consolidada.
O autor nos apresenta o desenvolvimento psicomotor, como aspecto essencial para o desenvolvimento de outras habilidades, como é o caso da alfabetização.
REFERÊNCIAS:
LE BOULCH. Educação psicomotora. Porto Alegre: Artes Medicas, 1998. 2.ed. Tradução: Jeni WOLFF.
GOMES, J.D.G. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. 1998.
Obrigado! É de grande valia o resumo
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