Ótima sugestão para trabalhar as cores com a Educação Infantil
“O reino das borboletas brancas”
(Marli Assunção Gomes Pereira – Ed. Paulus)
Nas viagens que fiz pelo mundo das fantasias,
visitei um reino muito interessante: O Reino das Borboletas Brancas!
Lá tudo era
branco, e o que não era, ficava num cantinho esquecido.
As graciosas
borboletas só beijavam a flores brancas que, orgulhosamente, tremulavam à brisa
fresca.
Um dia, nasceu no reino uma linda
borboletinha que, por sua candura e mimo, chamou a atenção de todos. Até sua
majestade, a rainha, foi vê-la.
A linda borboleta
ia crescendo muito saudável, alva, sempre cercada de brancos carinhos. Ao dar
seu primeiro passeio, ela se deslumbrou com o esvoaçar das borboletas por sobre
as flores, porém, apenas sobre as brancas.
Percebeu a tristeza das
outras...
--- Oh! Como são
lindas, diferentes!
Curiosa, se perguntava:
--- Por que as
borboletas só beijam as flores brancas? Por que as coloridas estão plantadas em
cantos tão distantes e reservados? Será que minhas irmãs não percebem a beleza
dessas flores?
No caminho de volta,
reparou em uma flor azul.
--- Que esplendor! Que
pétalas! Que perfume!
Ah! Ela não
resistiria. As outras que beijassem as brancas. Pousou na flor e nela depositou
um terno beijo.
Que surpresa! A
flor, que nunca havia sido beijada, ao contato de sua boquinha, ficou ainda
mais bela.
Em sinal de
agradecimento, a flor deixou rolar de uma de suas pétalas uma gotinha ainda
fresca de orvalho para as asas de sua gentil admiradora. A gotinha se espalhou
e tingiu as asas da borboleta de um azul muito delicado.
O susto foi geral!
---
De onde surgiu essa borboleta azul?
---
Como entrou aqui? Quem permitiu?
Foi
difícil esclarecer.
Seus pais
repreenderam-na, mas gostaram da nova cor.
Logo, outras borboletinhas,
encantadas com a cor da amiguinha seguiram seu exemplo. Começaram a beijar
flores amarelas, rosas, vermelhas. E ganhavam também gotinhas de orvalho e se
tornavam amarelas, rosas, vermelhas...
Havia, ainda, a que beijavam flores diversas e se tornavam multicoloridas, de
um tom delicado, transparente.
Que
alvoroço! O que estava acontecendo? Precisavam informar as ministras do reino,
que, por sua vez, informariam a rainha.
---
Majestade, venha ver! O reino das borboletas brancas está desaparecendo!
Precisamos tomar sérias providências.
A
rainha saiu às ruas e, boquiaberta, olhava suas pequenas súditas num bailado alegre
e colorido pelo ar. Nunca vira nada tão belo!
As
ministras esbravejavam e exigiam providências. As borboletas coloridas
caprichavam no bailado. Alternavam-se, ora azuis, amarelas, rosas, vermelhas,
multicolores, fazendo reverência à rainha.
Não
me lembro quanto tempo durou o espetáculo, mas, quando parti, o reino já não
tinha o mesmo nome.
Agora se chamava “O Reino das Borboletas coloridas”.
Recurso para contar a história:
Atividades que podem ser realizadas com as crianças:
- Reconhecer as cores;
- Mural com bolinhas de papel crepom;
- Reprodução da história com tinta em um painel de papel pardo (tendo em vista que as crianças precisam de muito espaço para criar e explorar o material)
- Confecção de móbiles;
- Dedoches de borboleta;
- Dramatização da história, sendo que cada aluno interpreta um personagem da história - borboleta, flor, passarinho, árvore. Sugere-se também a criação de novos personagens;
- Passeio pelo pátio da escola para observar as cores que existem nele;
- Reprodução com tinta, giz de cera, etc., do que foi visto no passeio;
- Produção textual coletiva descrevendo o passeio.
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