Projeto: Brincando com cores e formas
Turmas: M1 e M2
Duração: Três meses
Justificativa
Nesta
fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e
manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas. Devido
ao grande interesse que as crianças têm do mundo que as cercam e visando
através disto explorar as cores e formas encontradas nele, possibilitando que a
criança os identifique e explore, justifica-se a escolha do projeto.
Objetivo
Geral
Este
projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que
estão presentes em todos os ambientes em que vive, desenvolvendo gosto por
histórias e socialização.
Objetivos Específicos
Objetivos Específicos
·
Identificar cores primárias (M1 eM2) e cores
secundárias (M2).
·
Identificar as quatro formas geométricas
(círculo, quadrado, triângulo e retângulo).
·
Desenvolver as percepções visual, auditiva, e
tátil.
·
Aprimorar a socialização da turma.
·
Desenvolver a motricidade fina e ampla.
·
Desenvolver a linguagem, bem como sua
expressão corporal.
·
Conhecer os números (M1).
·
Reconhecer os números (M2).
·
Desenvolver noções de tempo e temperatura.
·
Desenvolver gosto por histórias.
·
Reconhecer-se como ser atuante no meio em que
vive.
·
Reconhecer a importância e adquirir hábitos
de higiene saudáveis.
Conteúdos:
Pensamento
Lógico-Matemático:
·
Formas geométricas (quadrado, triângulo,
retângulo e círculo).
·
Cores primárias e cores secundárias
·
Números de 0 a 9 (gradativamente)
·
Orientações espaciais:
Linguagem (oral e escrita):
·
Nome
·
Interpretação de imagens e rótulos
·
Música
·
Manuseio de livros, jornais, revistas,
rótulos, propagandas.
·
Teatro
·
Identificação do seu nome, dos colegas e
professoras
·
Produções textuais através da oralidade.
·
Audição e relato de histórias.
·
Reconhecer diferentes portadores de texto.
·
Identificar e reconhecer rótulos.
·
Álbuns de figuras.
·
Produção de textos coletivos.
Formação pessoal e social:
·
Regras
·
Grupos
·
Família
·
Escola
Higiene e alimentação:
·
Higiene corporal
·
Hábitos alimentares saudáveis
·
Uso de talheres
Artes visuais:
·
Manuseio de diferentes recursos como lápis,
giz de cera, tinta,
·
Manuseio de massa e argila
·
Pintura com tinta utilizando recursos
diversificados
·
Cores primárias e secundárias.
Natureza e sociedade:
·
Sons, odores, gostos e formas.
·
Espaço.
·
Preservação, conservação e valorização dos
espaços coletivos e do meio ambiente.
·
Separação do lixo.
·
Cinco sentidos.
·
Refletir e reconhecer datas significativas
(comemorativas).
Movimento:
Jogos de imaginação
·
Atividades espontâneas
·
Danças
·
Mímicas
·
Jogos simbólicos
·
Rodas cantadas
·
Circuito de atividades
·
Ritmo
·
Equilíbrio
·
Ritmo
·
Coordenação
·
Lateralidade
·
Freio Inibitório
·
Movimentos (virar, rolar, arrastar-se,
engatinhar, caminhar, correr, pular, subir, descer)
Culminância:
Exposição dos trabalhos realizados pela turma, com fotos
das atividades realizadas, circuito com atividades referentes aos conteúdos
trabalhados e hora do conto apresentada pelas professoras.
Avaliação:
Será realizada através das diversas atividades
desenvolvidas, dos diálogos, dramatizações, do desenvolvimento do trabalho e
através das atitudes no cotidiano, ao longo do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário