Projeto sobre identidade
Tema: Quem sou eu?
Turma: Maternal I-II
Justificativa
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.
Objetivo Geral
Reconhecer-se como ser único, sua importância e seu lugar na sociedade, construindo sua autonomia e compreendendo valores necessários para uma boa convivência no meio em que está inserido.
Objetivos específicos
- Reconhecer o próprio nome e a própria história.
- Reconhecer a importância do nome.
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, por meio da exploração de habilidades perceptivas, físicas e motoras.
- Desenvolver a habilidade de observação das próprias características do outro.
- Identificar as partes do próprio corpo.
- Desenvolver a motricidade fina através da pintura, recorte, amassadura.
- Interagir e usar a imaginação ao ouvir uma história.
- Desenvolver a coordenação motora através de atividades de recreação.
- Socializar-se com seus colegas no momento dos trabalhos, convivência e na troca de conhecimento.
- Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental.
Subtemas
- Meu nome
- Como eu sou
- Reconhecendo meus colegas
- Minhas preferências
- Minha escola
- Minha família
- Autorretrato
- Minha identidade
- Meu corpo
- O lugar onde eu vivo
- Pessoas que fazem parte da minha vida
Metodologia
- Música
- Hora do conto
- Cartazes
- Murais com imagens
- Pinturas, recortes, rasgaduras, amassaduras.
- Atividades recreativas
- Filmes
- Temas para casa
- Artes plásticas, visuais.
- Dramatizações
- Diálogos
Avaliação
Será realizada através das diversas atividades desenvolvidas, dos diálogos, dramatizações, do desenvolvimento do trabalho e através das atitudes no cotidiano.
Fechamento
Exploração de todo este contexto fazendo mostras dos trabalhos, relatório de atividades (objetivo, técnica, material utilizado e participantes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário